O que é?

Conhecer como a sociedade pensa e consome temas relacionados à Ciência e Tecnologia (C&T) é um fator de grande importância para pesquisadores, educadores, comunicadores, jornalistas e gestores envolvidos com o desenvolvimento e implementação de políticas públicas. Isto porque a ciência e a tecnologia fazem parte de importantes debates políticos e sociais, como mecanismos que auxiliam e aceleram o desenvolvimento do país. A pesquisa de Percepção pública da ciência e tecnologia no Brasil surgiu da necessidade de mapear o entendimento dos brasileiros e levantar dados atualizados a respeito do interesse, do grau de informação, de atitudes e conhecimentos relacionados à C&T no Brasil.

Com base nos resultados obtidos, é possível aprimorar ações de popularização científica e de educação em ciências, assim como contribuir com a formulação de políticas públicas voltadas para essa temática. Na edição de 2023, busca-se, assim como nas edições prévias, produzir dados que permitam a comparação com pesquisas anteriores, nacionais/internacionais e, sobretudo, agregar inovações nas formas de abordagem. Portanto, é possível acompanhar o comportamento da C&T ao longo do tempo por meio dos dados.

O Método

Pesquisa nacional de 2023

A pesquisa buscou traçar um perfil socioeconômico e comportamental dos entrevistados e coletar suas percepções, seus conhecimentos e consumos a respeito de temas relacionados à C&T. O levantamento foi feito por meio da aplicação de questionário com 43 perguntas gerais, desdobradas em outras mais específicas, com amostra probabilística por conglomerado (cluster) regionalizada. Participaram da pesquisa 1.931 pessoas com idade superior a 16 anos, com cotas por gênero, idade, escolaridade, renda e local de moradia em todas as regiões do País.

Para a realização da pesquisa no campo, foi necessária uma equipe composta por 57 entrevistadores, 8 verificadores de qualidade e 5 supervisores – todos os profissionais com habilidades e experiências correlatas ao objeto da pesquisa, a partir de formações multidisciplinares, como ciências sociais, administração e demografia.

Um pouco de história

Breve histórico das pesquisas de percepção pública da C&T

Já foram feitas uma série de pesquisas sobre a percepção pública acerca da ciência e tecnologia no mundo todo. A primeira delas foi feita nos Estados Unidos em 1957 e se repetiu ao longo dos anos seguintes. Dessa forma, a partir do histórico de pesquisas de percepção pública da C&T, e que se tornaram práticas relevantes no mundo todo (como nos Estados Unidos, Europa, América Latina e países como Índia, China e Japão), o Brasil também implementou uma série de pesquisas acerca do tema.

Portanto, essa edição de 2023 segue uma série de investigações que se iniciaram em 1987, e tiveram prosseguimento em 2006, 2010, 2015 e 2019. A partir de 2015, o estudo aconteceu sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Mesmo assim, uma série de outras pesquisas de percepção pública estadual também já foram feitas, como as patrocinadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

No site é possível acompanhar a evolução histórica da percepção pública sobre C&T no Brasil.

Equipe

Diretoria (CGEE)

Fernando Cosme Rizzo Assunção
Diretor-presidente
Anderson Stevens Leonidas Gomes
Diretor
Caetano Christophe Rosado Penna
Diretor
Carlos Roberto Fortner
Diretor de Administração e Finanças

Coordenação (CGEE)

Anderson Stevens Leonidas Gomes
Supervisor
Adriana Badaró de Carvalho
Coordenadora

Equipe técnica do CGEE

Anna Júlia Jorge Carvalho
Arthur de Oliveira Dias
Bernardo de Melo Matuchewski
Estagiário
Denise Mendes Teixeira Alves Terrer
Eduardo José Lima de Oliveir
Gabriel Vinícius França Figueiredo
Guilherme Quintanilha Assumpção
Estagiário
João Vitor Rodrigues Martins
Marcelo Augusto Paiva dos Santos
Matheus Figueiredo Pimenta
Rayany de Oliveira Santos
Rogério da Silva Castro

Equipe de Comunicação do CGEE

Bianca Torreão
Cleyton Santos Ferreira
Jean Marcel da Silva Campos
Coordenador
Maisa Aparecida Silva Alvares Cardoso

Equipe técnica do MCTI

Dayvid Souza Santos
Luana Meneguelli Bonone
Juana Nunes
Coordenadora Geral

Consultores

Juri Castelfranchi
InCiTe/UFMG
Vanessa Oliveira Fagundes
Fapemig
Luisa Massarani
Fiocruz/INCT-CPCT
Thaiane Moreira
UFF/INCT-CPCT
Guilherme Oliveira do Espírito Santo
Lucas de Melo Alves
Marcelo Alves
UFF/INCT-CPCT
Diogo Moraes
Designer Gráfico

Assistente Administrativo

Lília Rodrigues Fernandes

Colaboradores

Ildeu de Castro Moreira
SBPC/UFRJ
Colaboração:
Realização: